sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

I EMA²L

I Encontro de Matemática do Agreste Alagoano - I EMA²L

De 24 a 26 de fevereiro de 2014


O I EMA²L (Encontro de Matemática do Agreste Alagoano) nova denominação da IV Semana de Matemática, será realizado na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Campus Arapiraca no período de 24 a 26 de fevereiro de 2014 e constitui de temas relacionados a Educação, Matemática Pura e Aplicada, tendo como tema principal deste primeiro encontro "Caminhos da Matemática: abstração, aplicação e educação".

A motivação para a realização deste encontro surge da necessidade de promover um momento que envolva as três áreas da Matemática (Educação Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada) na região do Agreste Alagoano e tem como propósito criar espaços de discussões, compartilhamento de experiências e conhecimento entre professores atuantes na educação básica, estudantes de graduação em Matemática (bacharel ou licenciatura), pesquisadores e públicos afins (dando espaço para pessoas dos mais diversos cursos de graduação que tem algum contato com a matemática em qualquer uma das suas áreas).

Nesse contexto, o tema: "Caminhos da matemática: abstração, aplicação e educação" sugere uma discussão e uma abordagem bastante proveitosa visto que a matemática encontra-se presente em diversos âmbitos das ciências, perpassando por todas elas. 

Nesse evento procuraremos não criar um envolto na figura do professor, mas sim daquele que trabalha com a matemática em todas as suas formas, seja no ensino básico, seja numa empresa, seja nas novas descobertas (pesquisa). O transitório entre as diversas áreas da matemática é a chave para as novas metodologias de ensino; a concretização daquilo que se tem no imaginário e, por conseguinte, os caminhos dessas abstrações.

"Contextualizar a Matemática é essencial para todos. Afinal, como deixar de relacionar os Elementos de Euclides com o panorama cultural da Grécia Antiga? Ou a adoção da numeração indo-arábica na Europa como florescimento do mercantilismo nos séculos XIV e XV? E não se pode entender Newton descontextualizando. (...) Alguns dirão que contextualização não é importante, que o importante é reconhecer a matemática como manifestação mais nobre do pensamento e da inteligência humana... e assim justificam sua importância nos currículos (D'AMBRÓSIO, 2001)."

Sabe-se ainda que a contextualização matemática gera um conhecimento maturado, pelo fato das fases epistemológicas se embasarem com mais vigor e virtude. Ou seja, o abstrato contempla o concreto e vice-versa. E como iremos transmitir essa ideia? As novas metodologias com ênfase na ludicidade fazem essa interligação. Então nos vemos conectados "matematicamente" por linhas tênues que nem mesmo podemos explicar.

"Não é mais possível apresentar a matemática aos alunos de forma descontextualizada, sem levar em conta que a origem e o fim da Matemática é responder às demais situações-problema da vida diária. (GROENWALD, FILLIPSEN, 2002)"

Diante disso, o I EMA²L busca trazer uma interligação entre essas três áreas da matemática, fazendo com que a ideia de que o professor deve ser o único retentor do conhecimento/pensamento seja extinta, de modo que seja também eliminada a ideia de transmissão de conhecimento e adotado o trabalho colaborativo de produção do conhecimento através de discussão, pesquisa e aplicação constantes. Torna-se importante a valorização do conhecimento matemático (formal ou informal, acadêmico ou não) de todo sujeito que faz uso dele em seu cotidiano.

Submissão de Trabalhos

Os interessados em submeter trabalho no formato de Oficinas/Mini Cursos devem enviar propostas para o e-mail calma.emaal@gmail.com até o dia 31 de janeiro de 2014. 



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