segunda-feira, 4 de junho de 2012

I ENAPHEM

I Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática



As pesquisas sobre educação matemática em perspectiva histórica têm crescido muito nos últimos anos no Brasil. Haja vista a consolidação de grupos como o HIFEM, GHOEM, GHEMAT dentre vários outros, atestada pela enorme quantidade de artigos, livros e produções de teses, dissertações, bem como trabalhos de iniciação científica vindos desses grupos. É revelador o fato de o principal periódico da área – BOLEMA -, depois da chamada para o número temático “história da educação matemática”, em 2010, ter publicado dois volumes para abrigar uma grande quantidade de trabalhos de indiscutível qualidade, que atestam o avanço do conhecimento na área.

Muitos encontros têm sido realizados para possibilitar a divulgação, debate e troca de experiências de pesquisa sobre história da educação matemática. Em boa medida, eles são levados, ou no interior de eventos mais amplos da Educação Matemática / História da Matemática, ou são promovidos por determinados grupos de pesquisa. No entanto, ainda não houve, até o presente, possibilidade de reunir todos os pesquisadores que trabalham com a educação matemática em perspectiva histórica, num evento nacional.

Curiosamente, mesmo sem antes ter ocorrido um evento nacional, professores brasileiros com pesquisas em história da educação matemática, tomaram a iniciativa de, junto com colegas de Portugal, México, Espanha, Cuba e Venezuela realizarem o I CIHEM – Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática. O Evento ocorreu na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã, em Portugal, entre os dias 26 a 29 de maio de 2011.

Ao término desse evento internacional, vários pesquisadores brasileiros, ainda em Portugal, analisaram a pertinência de promover, já em 2012, um evento nacional de modo a reunir uma comunidade de pesquisa que está em grande expansão. Assim, tem início a ideia de levar adiante o I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática.

A realização do I ENAPHEM é obra coletiva de representantes de diferentes programas de pós-graduação que possuem linhas de pesquisa voltadas à Educação Matemática, e desenvolvem projetos sobre história da educação matemática. Pesquisadores dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso, de São Paulo, do Rio de Janeiro, da Bahia, de Minas Gerais, de Sergipe e do Rio Grande do Norte, todos eles integrantes e orientadores em programas de suas respectivas universidades, somaram esforços para promover um debate mais produtivo ao avanço das pesquisas na área com a realização do Encontro. 


OBJETIVOS
  • Promover a socialização do conhecimento produzido em Educação Matemática por meio das experiências e pesquisas dos professores, alunos e comunidade científica especificamente relacionada à História da Educação Matemática.
  • Pretende-se, também, divulgar e discutir as pesquisas realizadas em História da Matemática e/ou no âmbito das relações entre História, Epistemologia e Ensino de Matemática. Difundir a História da Educação Matemática entre professores dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior e entre alunos de graduação e pós-graduação em Matemática, Educação Matemática, História das Ciências e áreas afins.
  • A realização do ENAPHEM objetiva ser, ainda, um espaço de encontro de jovens pesquisadores brasileiros que têm seus projetos sendo desenvolvidos e podem beneficiar-se da leitura atenta e crítica de professores experientes na temática. Assim é que a programação do evento une comunicações científicas com resultados de pesquisa e apresentação de investigações em andamento de estudos doutorais, de mestrado e, ainda, de projetos de iniciação científica.

Datas Importantes

Data limite para envio do resumo expandido: 30 de junho de 2012    
Divulgação dos resultados dos trabalhos que foram aceitos:
31 de agosto de 2012
Data limite para envio do texto integral dos trabalhos aceitos:
30 de setembro 2012
Realização do I ENAPHEM:  1º. a 3 de novembro de 2012  

Observação: As inscrições serão limitadas a 300 participantes


Local: UESB – Vitória da Conquista/BA
Telefone: (77) 3421-3894 
e-mail do evento: enaphem@gmail.com
Informações e inscrições em:
http://enaphem.galoa.com.br/node/107

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...