quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Vôo do Falcão Peregrino

Falcão Peregrino

Ao mergulhar sobre uma presa, um falcão peregrino não utiliza o caminho mais curto, que seria uma linha reta. Em vez disso faz seu trajeto ao longo de uma espiral bem especial: a espiral logarítmica. 





Mas o que é uma espiral logarítmica?

Espiral logarítmica
A espiral logarítmica foi estudada por Bernoulli, e é a curva que forma com todas as rectas, situadas no seu plano e passando por um ponto fixo desse plano, um angulo constante. Esta expressão é dada, em termos das coordenadas polares r e Q, por



r(Q)=R eQ cot a


onde R é o raio associado a Q=0. Esta expressão indica-nos a distância à origem, O, de um ponto da curva em função de Q . Equivalentemente, a expressão pode ser dada na forma log(r/R)=Q cot a, que é a origem do nome de espiral logaritmica.


Porque os falcões preferem esta trajetória? 

Para não perder uma presa, o falcão mergulha mantendo a vítima sempre no centro do campo de visão de um de seus aguçados olhos. Porém, como os olhos do falcão situam-se nas laterais da cabeça, o único jeito de ficar de olho na vítima é descer circundando a presa à medida que se aproxima, mas mantendo sempre sua inclinação em relação ao alvo. A trajetória resultante é uma espiral que faz sempre o mesmo ângulo com a direção que aponta para o centro, isto é, uma espiral logarítmica. Vôo em espiral logarítmica, um ataque certeiro!

Tirando o máximo proveito da velocidade e da visão

Os falcões peregrinos voam a grandes altitudes e conseguem localizar presas pequenas como passarinhos a um quilômetro e meio de distância. Mas para tirar o máximo proveito de sua acuidade visual e manter a presa em foco, precisa usar a linha de visão de sua fóvea profunda, o que exige que sua cabeça faça um ângulo de 40 graus com a direção da presa. Por outro lado, por questões aerodinâmicas, para obter máxima velocidade de vôo, o falcão deve manter corpo e cabeça alinhados e voar sempre para frente. 

Como se pode resolver este problema? 

A solução para o falcão é voar ao longo de uma espiral logarítmica, com cabeça e corpo alinhados ao longo da linha de  logarítmica, com cabeça e corpo alinhados ao longo da linha de vôo a um ângulo de 40 graus com a linha de visão da presa, até que quase 90 % da distância tenha sido coberta. Nesse ponto, a acuidade binocular é suficiente para guiar um ataque em linha  a acuidade binocular é suficiente para guiar um ataque em linha reta. Portanto, a espiral logarítmica propicia ao falcão peregrino ataques rápidos e certeiros!

Referência:

Devlin, K. O Instinto Matemático. Editora Record, 2009.
Tucker, V.; Tucker, A.; Akers, A.; Enderson, H. Curved Flight Paths and Sideways Vision in Peregrine Falcons. The Journal of Experimental Biology, vol. 203, pp. 3755–3763, 2003. 
Montagem: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...