terça-feira, 15 de maio de 2012

Johan de Witt

De Witt
Johan de Witt (1625 — 1672)


Johan de Witt nasceu em 24 de Setembro de 1625 em Dordrecht, foi um matemático e político holandes. Filho do Jacob de Witt e de Anna van den Corput, irmão do Cornelis de Witt e sobrinho do Cornelio de Graeff e Andries Bicker.

De Witt, frequentou a escola Beeckman's (em Dordrecht) e entrou na Universidade de Leiden, em 1641, para estudar Direito. Na Universidade mostrou talentos notáveis, especialmente na Matemática e Direito. Recebeu um doutoramento em Direito pela Universidade de Angers, em 1645.

De Witt foi um associado de Van Schoten. O seu trabalho mais importante "Elementa Curvarum Linearum" foi escrito antes de 1650 e foi o primeiro desenvolvimento sistemático da geometria analítica das cónicas. Foi publicado por Van Schooten como parte da sua edição de "Geometrie" (1660) de Descartes.

Como líder da Holanda (em 1653) de Witt aplicou o seu conhecimento matemático aos problemas financeiros e de orçamento da república. Escreveu "The Worth of Life Annuities Compared to Redemption Bonds", em que aplica a probabilidade a questões relativas às finanças do Estado. De Witt trouxe paz com a Inglaterra em 1654 e depois disso ele foi extremamente bem sucedido em trazer prosperidade para a Holanda. Quando a guerra começou novamente com a Inglaterra, em 1665, de Witt foi capaz de chegar a uma resolução muito satisfatória com o Tratado de Breda (1667). Sua habilidade política foram mais vistos na Tríplice Aliança (1668) entre a República da Holanda, Inglaterra e Suécia.

Em 1672 invadiu a França e houve manifestações contra De Witt. Cornelius Seu irmão foi preso em 24 de Julho e duas semanas depois Johan de Witt renunciou ao cargo de líder político da Holanda. Quando Johan veio visitar Cornelius na prisão, eles foram atacados e mortos por uma grande multidão.

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johan_de_Witt 
Montagem: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...