terça-feira, 15 de maio de 2012

Gerard Desargues

Desargues


Gerard Desargues (1591 — 1661)


Gerard Desargues nasceu em 21 de fevereiro de 1591,  foi um matemático, arquiteto e engenheiro militar francês, precursor da Geometria Projetiva. Pouco se sabe acerca da vida pessoal de Desargues. A sua família (tanto da parte materna como da parte paterna) foi muito rica durante várias gerações, o que permitiu a Desargues ter acesso a uma boa educação, possibilitando-lhe escolher a carreira que mais lhe agradava.Dessa forma, estudou em Lyon, onde trabalhou como arquiteto. 


Ao mudar-se para Paris esteve em contato com os principais matemáticos de sua época, tais como: Marin Mersenne, Rene Descartes, Étienne Pascal, Blaise Pascal e Abraham Bosse. 

Tornou-se professor em Paris e oficial do corpo de engenheiros. Na época não obteve o reconhecimento merecido como matemático. Sua principal obra foi "Brouillon projet d'une atteinteaux événements des rencontres dún cone avec un plan" (1639), sobre as propriedades imutáveis dos círculos. Neste livro, Desargues estuda as cónicas a partir das respectivas projecções. Entre outros resultados, provou que a projecção de uma cónica é uma cónica. Desargues mostrou principal interesse pela Geometria. Ele inventou uma nova forma de fazer Geometria, distinta da grega, que nos dias de hoje é chamada de Geometria "Projectiva" ou "Moderna"


Desargues escreveu sobre assuntos "práticos" tais como as perspectivas (1636), o corte de pedras para o uso em construções (1640) e relógios de sol (1640). No entanto, os seus escritos  são densos no conteúdo e teóricos na sua abordagem em relação aos assuntos em questão, não tendo as explicações passo a passo que habitualmente encontramos em textos, direcionados fundamentalmente aos operários.Salientamos, que Desargues, em pleno século XVII, ensinava a técnica da perspectiva linear com a utilização do ponto de fuga, que havia conceituado.


Depois de projetar vários edifícios públicos e privados em Paris e Lyon, encerrou sua carreira de arquiteto (1645). Durante sua vida morou entre Paris e Lyon, mas morreu em sua cidade natal, em  outubro de1661, deixando como um dos seus trabalhos mais conhecidos o "Teorema de Desargues". Jean-Victor Poncelet, no século XIX, retomou seus conceitos, estabelecendo a geometria projetiva.


Refência:

Site: ;.AABVR
Montagem: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...