sábado, 31 de dezembro de 2011

Tese vinculando código matemático a sequência de DNA é premiada



[5/1/2011] Andréa Santos Leite da Rocha, doutora em engenharia elétrica pela Unicamp, brilhou na cerimônia de entrega do Prêmio Brasil de Engenharia 2010. A tese que ela defendeu na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), sob orientação do professor Reginaldo Palazzo Júnior, obteve o primeiro lugar na área temática “Tecnologias digitais e de comunicação” e, mais que isso, o Grande Prêmio Inovação, concedido ao melhor entre todos os trabalhos inscritos.

Instigadas pelo professor Palazzo, Andréa Rocha e a colega de doutorado Luzinete Bonani Faria desenvolveram pesquisas que levaram à descoberta de um código matemático que transcreve a sequência de DNA. Um vínculo de genomas de seres vivos com estruturas matemáticas era uma busca feita por pesquisadores americanos e europeus, visando compreender melhor a formação da vida no planeta.

A autora premiada informa que a Revista Pesquisa Fapesp já publicou os detalhes e possíveis aplicações deste trabalho, em matéria intitulada “Equações da Vida – A mesma estrutura de códigos une sequências de DNA e comunicação digital”, na sua edição de dezembro. Em entrevista à revista, Reginaldo Palazzo explicou que, no futuro, seria possível utilizar uma solução matemática para corrigir uma mutação ou um erro celular, a exemplo da falta de produção de insulina.

Segundo Andréa Rocha, artigo assinado por ela, Luzinete Faria, João Henrique Kleinschmidt (também doutor pela Unicamp), Reginaldo Palazzo e Márcio de Castro Silva Filho (professor da Esalq/USP), intitulado “DNA sequences generated by BCH codes over GF(4)”, ganhou destaque na revista Electronics Letters. “Em dezembro submetemos o trabalho, que foi aceito em três semanas e eleito o melhor artigo de fevereiro deste ano, ganhando a capa da revista”.

A pesquisadora acrescenta que outro artigo, “DNA sequences generated by Z4-linear codes”, foi aceito no IEEE Internacional Symposium, um dos eventos mais respeitados na área de engenharia, e está publicado no Information Theory Proceedings (ISIT) 2010. “Vários outros artigos estão em fase final de redação para submissão a periódicos tanto da área de engenharia quanto de bioinformática e biologia molecular. Já publicamos um artigo intitulado "Analysis of amino acid by use of error-correcting codes" no X-meeting 2010, evento internacional de bioinformática".

A tese – “Modelo de sistema de comunicações digital para o mecanismo de importação de proteínas mitocondriais através de Códigos Corretores de Erros” – rendeu à autora, além dos troféus, uma quantia em dinheiro e uma viagem a Paris com direito a acompanhante. O Prêmio Brasil de Engenharia 2010, que aconteceu no dia 14 de dezembro, foi promovido pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge) no Distrito Federal e pelo Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e patrocínio da Petrobras.

O mesmo trabalho recebeu o Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, edição 2010, em concurso de teses promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Um cuidado tomado antes da publicação em periódicos foi o depósito de um pedido de patente provisional nos Estados Unidos, tendo Fapesp, Unicamp e USP como instituições detentoras dos direitos da descoberta.


Luiz Sugimoto
Fotos:
Divulgação
Edição das imagens:
Everaldo Silva
Andréa Rocha, doutora pela FEEC, foi a grande vendedora do Prêmio Brasil de Engenharia 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...