sábado, 31 de dezembro de 2011

Cada um descobre seu jeito

Os egípcios

O  hábito de usar os dedos da mão para contar funcionava mesmo. Assim, as pessoas se acostumaram a contar de 5 em 5 ou de 10 em 10. Tanto é que funciona até hoje, não é?Acontece que, quando as quantidades eram muito grandes, não havia  mão que chegasse então cada cultura descobriu um jeito de representar as mãos cheias. Os egípcios usavam símbolos diferentes a cada nova mão cheia.Tinham símbolos para as unidades, dezenas, centenas, milhares, etc. Depois, era só colocar os grupos lado a lado e assim eles obtinham os valores.







Os Chineses   

Os chineses usavam palitos para fazer suas operações. No início, os palitos eram grandes, depois foram diminuindo, e eram usados como símbolos para representar os números de 1 a 9. Cada número tinha um valor dependendo da sua posição no conjunto de palitos. Tirando o modo de representar os números, que eram símbolos um tanto estranhos, esse sistema é quase igual ao nosso. 


A única diferença é que não existia nenhum símbolo para o zero. Os chineses simplesmente deixavam o espaço em branco.Isso não causava nenhum problema para eles, porque não faziam seus cálculos em papel; eles usavam um tabuleiro parecido com o do jogo de xadrez, por exemplo. Os grupos de palitos eram colocados em casas que representavam unidades, dezenas, centenas, etc. e os quadrados vazios significavam o zero.


Calculadora de Bolinhas

Um método muito simples e rápido usado para fazer cálculos surgiu no Oriente Médio: o ábaco. Era feito de algumas fileiras de bolinhas numa prancha retangular, e existe até hoje.Os cálculos são feitos assim: uma bolinha em uma certa coluna vale 10 bolinhas na coluna imediatamente à sua direita. E os númerossão "digitados" empurrando-se as bolinhas para cima.Para representar o zero, as bolinhas permanecem abaixadas.



O ábaco foi usado em quase todas as partes do mundo. Os romanos utilizavam um tipo um pouco diferente: o deles era feito de bolinhas de mármore que deslizavam numa placa de bronze, cheia de sulcos.Daí surgiram alguns termos matemáticos. Em latim, uma pedrinha do ábaco era chamada de calculus. E fazer operações aritméticas era calculare.

Referência:

Site: Canal kids
Montagem: Matheusmáthica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...