sábado, 31 de dezembro de 2011

As atrizes de teatro infantil

Fátima, Beatriz, Gina, Sílvia e Carla são atrizes de teatro infantil, e vão participar de uma peça em que representarão, não necessariamente nesta ordem, os papéis de Fada, Bruxa, Rainha, Princesa e Governanta.  Como todas são atrizes versáteis, o diretor da peça realizou um sorteio para determinar a qual delas caberia cada papel. Antes de anunciar o resultado, o diretor reuniu-as e pediu que cada uma desse seu palpite sobre qual havia sido o resultado do sorteio. 

Disse Fátima: 
  
“Acho que eu sou a Governanta, Beatriz é a Fada, Sílvia é a Bruxa e Carla é a Princesa”.

Disse Beatriz: 

“Acho que Fátima é a Princesa ou a Bruxa”.

Disse Gina: 

“Acho que Silvia é a Governanta ou a Rainha”.

Disse Sílvia: 

“Acho que eu sou a Princesa”. 

Disse Carla: 

“Acho que a Bruxa sou eu ou Beatriz”.
 
Neste ponto, o diretor falou: 

“Todos os palpites estão completamente errados; nenhuma de vocês acertou sequer um dos resultados do sorteio” !
 
Um estudante de Lógica, que a tudo assistia, concluiu então, corretamente, que os papéis sorteados para Fátima, Beatriz, Gina e Sílvia foram, respectivamente,

a)  rainha, bruxa, princesa, fada.
b)  rainha, princesa, governanta, fada.
c)  fada, bruxa, governanta, princesa.
d)  rainha, princesa, bruxa, fada.
e)  fada, bruxa, rainha, princesa.


Referência:

ESAF - TÉC. ADM. ANEEL - 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...