terça-feira, 4 de outubro de 2011

John Wallis

John Wallis
John Wallis (1616 - 1703) 

Matemático e professor inglês nascido em Ashford, Kent, primeiro a utilizar o nosso usual símbolo de infinito "" e inventor dos símbolos exponenciais nas expressões algébricas. Nos primeiros anos escolares aprendeu latim, grego, hebreu, lógica e aritmética. Estudou na Universidade de Cambridge, ordenando-se sacerdote da Igreja Anglicana. Brilhante aluno de William Oughtred e colaborador de Christian Huygens, especialista em matemática infinitesimal. 



Postulado de Wallis: 

"Dado um triângulo plano é sempre possível obter outro triângulo semelhante e de área tão grande quanto se queira".

Monarquista não se negou a trabalhar para Comwell, porém quando Charles II recuperou o trono tornou-se capelão do rei. Estudou os trabalhos dos matemáticos italianos Evangelista Torricelli e Bonaventura Cavalieri para expressar na Arithmetica infinitorum (1655), uma aritmetização da Geometria indivisibilibus de Cavalieri, onde expressou conceitos que formulara em álgebra e cálculo. Com essa obra, antecipou em cem anos as questões abordadas por Isaac Newton. Também neste ano (1655) publicou outro importantes livro: Tractatus de sectionibus conicis sobre geometria analítica. Publicou e As cônicas (1659) sobre curvas geradas a partir de seções transversais de cones. 

Participante ativo de reuniões científicas, colaborou para a criação da Royal Society de Londres (1662) e protagonizou muitos debates com eminentes contemporâneos, como o filósofo político Thomas Hobbes. Em Mechanica (1670), desenvolveu um estudo em cima das hiperbolóides de Wren. Em Treatrise of algebra, both historical and practical (1685), preocupou-se mais em demonstrar seu preconceito contra os matemáticos do continente, principalmente à obra de Descartes, mas o que provou mesmo foi o seu despreparo para escrever sobre história grega. 

Ele foi perito em criptografia e descodificou mensagens durante a Guerra Civil. Wallis manteve-se na Cátedra Saviliana de Geometria em Oxford durante mais de 50 anos, até à sua morte. Assim, morreu em Oxford, Oxfordshire, deixando uma obra de fundamental influência sobre a vida científica de Isaac Newton e foi certamente o mais importante matemático inglês antes deste.

Principais publicações:

Arithmetica infinitorum;
Tractatus de sectionibus conicis;
Treatise on Algebra.

Autor da imagem: Desconhecido
Montagem: Matheusmáthica
Referência:


Site: Taringa
Site: UAEC
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...