sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Linguagem de programação Pascal

Logicamente, a conhecida linguagem de programação Pascal não foi criada pelo grande matemático Blaise Pascal, visto que ela foi idealizada no ano de 1971, ou seja, mais de 300 anos após a morte de Pascal. Porém, foi batizada dessa forma em homenagem a ele.

O idealizar da linguagem foi Niklaus Wirth, professor da Faculdade Politécnica de Zurique, na Suíça. Seu objetivo era desenvolver uma linguagem de programação disciplinada para ensinar programação estruturada. No fundo, trata-se de uma versão simplificada para propósitos educacionais da linguagem Algol, que data de 1960.

Quando a linguagem Pascal foi criada, muitas linguagens de programação já existiam, mas poucas eram usadas em larga escala: FORTRAN, C, Assembler, COBOL. A linguagem Pascal só ganhou popularidade quando foi adotada pela Universidade da Califórnia, San Diego, em 1973.

Dessa forma, a linguagem Pascal originou uma enorme gama de dialetos, podendo também ser considerada uma família de linguagens de programação. Grande parte de seu sucesso se deve a criação, na década de 1980, da linguagem Turbo Pascal, inicialmente disponível para computadores baseados na na arquitetura 8086 (com versões para 8080 no seu início).

Comercialmente, a linguagem foi sucedida pela criação da linguagem Object Pascal, atualmente utilizada nos IDEs Embarcadero Delphi (Object Pascal), Kylix e Lazarus. A partir da versão 2005, o Delphi passou a se referir a sua linguagem de programação como Delphi Language.
   
Autor da imagem: Desconhecido
Montagem: Matheusmáthica


Referência:

Site: Só Matemática
Site: Wikepédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...