segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Triângulo aritmético de Pascal é de Pascal?


O triângulo de Pascal é um triângulo aritmético formado por números que têm diversas relações entre si, porém não é uma descoberta ou invenção de Pascal.

As ideias sobre o triângulo aritmético foram redescobertas e introduzidas várias vezes e em todos os locais onde se estudou ou estuda Matemática,  assim, a denominação desse triângulo aritmético varia muito ao longo do mundo, por exemplo, os franceses o chamam triângulo de Pascal, os chineses o chamam de triângulo de Yang Hui, os italianos o chamam de triângulo de Tarataglia e além disso, encontramos ainda outras denominações, como triângulo de Tartaglia-Pascal ou simplesmente triângulo aritmético ou triângulo combinatório.


História sobre o Triângulo Aritmético


De fato, o triângulo aritmético já era conhecido há 2000 anos antes de nascer Pascal, pois foi encontrado pela primeira vez em estudos realizados pelo matemático Pingala. Este matemático indiano utilizava o triângulo aritmético para enumerar a quantidade de combinações de sílabas, apesar de já existirem livros com algumas regras (sutras) para o cálculo de combinatória e arranjos.

Triângulo de Yang Hui

Na China o triângulo era utilizado no cálculo aproximado de raízes quadradas, cúbicas, etc., sendo o documento mais antigo o Manual de Matemática de Jian Xian, (1050 d.C.). O mais famoso matemático chinês associado ao triângulo aritmético foi Yang Hui c. 1250 d.C. No mundo Árabe o triângulo também era usado no cálculo de raízes.


Foram muitos os matemáticos que, um século antes de Pascal, trabalharam com o triângulo aritmético. Por exemplo, Apianus, matemático alemão, publicou em 1527 um livro intitulado: Rechnung (Cálculo) cuja capa era o triângulo. No entanto o alemão que mais divulgou o triângulo aritmético foi Stifel, principalmente através da Arithmetica Integra em 1544.


Pouco depois dos alemães, alguns matemáticos italianos redescobriram o triângulo. Tartaglia foi o que mais se dedicou a ele dando-lhe extrema importância em General Tratado di numeri et misure no ano de 1556. Após este matemático, também outros se dedicaram ao tema como Cardano (1570); Briggs (1633); Wallis (1656).


Alguns franceses antes de Pascal também já conheciam o famoso triângulo, por exemplo, Peletier (1549), Girard (1629), Mersenne (1636), Fermat (1636). No entretanto, o franceses Peletier, através da sua Arithmétique, sendo a sua primeira edição em 1549, foi o que mais divulgou o triângulo antes de Pascal.

E foi a partir de 1730, com o Inglês de Moivre, que o triângulo aritmético passou a ser conhecido como o Triângulo Aritmético de Pascal. Provavelmente ele chamou assim, uma vez que, muitas das propriedades contida no triângulo aritmético foram descobertas pelo o próprio Pascal.


Construindo o triângulo de Pingala
 
Desenhe um quadradinho; abaixo dele desenho dois outros, de modo que se juntem no ponto médio da base dele; abaixo desses dois, desenhe outros três e assim por diante. A seguir, escreve 1 no primeiro quadradinho e nos da segunda linha. Na terceira linha escreva 1 nos quadradinhos dos extremos, e no meio escreva a soma dos números acima dele. Prossiga fazendo o mesmo nas demais linhas. Nessas linhas, a segunda dá as combinações com uma sílaba; a terceira dá as combinações com duas sílabas e assim por diante.



Referência:

Site: IEUL
Site: Só Matemática
Site: Wikepédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...