quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Star Trek e o número "pi"

Não sei se são admiradores da série de ficção científica "Star Trek", de origem americana , mas se o não são, provavelmente, alguns episódios viram. 

Queremos chamar atenção a um dos episódios de "Star Trek" de nº 36 que se intitulava "Wolf in The Fold". Uma vez que, neste episódio um ser energético tenta apoderar-se do computador da nave, o que tornaria impossível a continuação da sua missão. O sr. Spock (lembram-se das suas orelhas?) com a lógica que o caracterizava, resolve o problema pedindo ao computador que realize uma tarefa de tal modo complicada que o ser deveria desistir e ir procurar outro qualquer local para invadir, pois o computador estaria demasiado ocupado e ... baralhado! 

Baralhado? 

Como assim? 

A questão está no fato do sr. Spock ter pedido ao computador que calculasse o número "pi" até à última casa decimal, o que é tarefa impossível pois pi é uma dízima infinita e não periódica, mesmo para um computador avançadíssimo como o da nave de "Star Trek" isso constitui algo impossível.

Referência:
 
"Star Trek", Episódio nº 36, USA 1967.
Blog: Há Água em Mat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...