sábado, 6 de agosto de 2011

Roberval, Gilles Personne de

Roberval
 Roberval, Gilles  Personne de (1602-1675)


O matemático, físico e professor francês Roberval, nasceu em 9 de agosto de 1602, em Senlis, é conhecido por seu gênio pouco amigável e por suas importantes contribuições a geometria das curvas, tornando-se o fundador da geometria cinemática. Estudou matemática aos 14 anos e visitou muitos lugares na França, desenvolvendo sua matemática pedagógica.

Em Bordeaux conheceu Fermat e juntou-se a um grupo para se encontrar com Mersenne. Assim como René Descartes, ele estava presente no cerco de La Rochelle em 1627. Chegou em Paris (1628) e estabeleceu contato com importantes cientistas franceses, particularmente com Claude Hardy, Mydorge, Étienne Pascal e Blaise Pascal. Trabalhou com Mersenne e Pascal nos primeiros estágios do cálculo tentando compreender as integrais e as derivadas.

Tornou um matemático profissional no grupo e foi nomeado (1632) professor de filosofia na faculdade Gervais em 1632, e dois anos depois para a cadeira de matemática no Colégio Real de França. A condição de estar nesta cadeira era que o titular devia propor questões matemáticas para solucionar, e devia renunciar em favor de qualquer pessoa que tivesse resolvido tais questões melhor do que ele. Mas, apesar disso, Roberval foi capaz de manter a cadeira até sua morte. além disso, em 1655 foi nomeado para a cadeira de matemática de Gassendi.

Roberval foi um dos matemáticos que, pouco antes da invenção do cálculo infinitesimal, ocuparam a atenção dos problemas que só são solucionáveis, ou podem ser resolvidos mais facilmente, por algum método que envolve limites ou infinitesimais, que hoje seria resolvido pelo cálculo. Ele trabalhou na quadratura das superfícies e da cubagem de sólidos, que ele realizou, em alguns dos casos mais simples, através de um método original que ele chamou de "Método dos indivisíveis", mas ele perdeu boa parte do crédito da descoberta, mantendo o seu método para uso próprio, enquanto Bonaventura Cavalieri publicou um método semelhante, que ele inventou independentemente.

Outra das descobertas de Roberval era um método bastante geral dos desenhos tangentes, considerando uma curva descrita por um ponto móvel cujo movimento é a resultante de vários movimentos mais simples. Ele também descobriu um método de obter uma curva de outro, por meio do qual as áreas finitas podem ser obtidas iguais para as áreas entre as curvas certas e suas assíntotas. Para essas curvas, que também foram aplicadas a algum efeito quadraturas, Evangelista Torricelli deu o nome de "linhas Robervallian". Além disso, foi capaz de desenvolver habilidade e conhecimento suficientes para integrar o seno (x) e computar a extensão do arco de uma espiral.

Como resultados de trabalhos fora da matemática pura, em Roberval pode-se observar um trabalho sobre o sistema do universo, em que ele suporta o sistema de Copérnico, heliocêntrica e atributos de uma atração mútua de todas as partículas de matéria e também a invenção de um tipo especial de equilíbrio, a partir da chamada Balança Roberval. Ele também trabalhou com Jean Picard em cartografia. Escreveu vários livros e morreu em Paris no dia 27 de outubro de 1675.

Principal obra:

Traité des indivisibles


Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas) 
Site: UAEC
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...