terça-feira, 9 de agosto de 2011

Medalha Luis Santaló

Medalha Luis Santaló
A Medalha Luis Santaló é concedida a uma personalidade que tenha contribuído ao longo da sua vida significativamente com o desenvolvimento do Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM. 


A Medalha Luis Santaló foi concedida, pela primeira vez, a Ed Jacobsen, dos Estados Unidos na cerimônia inaugural da  XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, celebrada nos dias 26-30 de junho de 2011, em Recife, Brasil.

Historico

O nome de Luis Santaló (1911-2001) foi escolhido pela extraordinária trajetória deste matemático e educador: entre muitos méritos, foi  pioneiro na Geometria Integral, uma complexa área da Matemática que combina a Geometria mais clássica com o moderno Cálculo Diferencial. Em 1983 recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias de Investigação Científica, em 1996 a Encomienda de Alfonso X el Sabio e a Generalitat de Cataluña lhe concedeu em 1984 a medalha Narcís Monturiol a la Ciencia e a Creu de Sant Jordi em 1994.  

Além disso, foi um professor para muitas gerações, e um ponto de referência para muitos educadores  matemáticos na América Latina. Foi  diretor do CIAEM desde 1966 (quando se celebrou a II CIAEM, em Lima) e seu presidente entre 1972 e 1979.

Referência:

Site: CIAEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...