terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mary Everest Boole


Mary
Mary Everest Boole (1832-1896)
 
Mary Everest Boole nasceu na Inglaterra em 1832, filha do Dr. Thomas Everest que a fim de curar-se de uma doença grave levou a família para Poissy, na França. Na época, Maria tinha cinco anos. Apesar de crescer em Poissy Mary deu a chance de ser exposto a uma cultura diferente e linguagem, por vezes, a vida era difícil e solitária.

Primeira introdução de Mary para a matemática veio de estudos com o seu tutor, Monsieur Deplace, de quem ela gostava muito. Seu estilo particular de ensino tornou fácil para Mary a fazer o bem em seus estudos e isso era algo que ela nunca esqueceu. Mary, uma vez recordou, "Monsieur Deplace é o herói do meu idílio. Desejo, embora eu saiba que o desejo é vão, que eu poderia transmitir qualquer impressão adequada do modo pelo qual ele envolveu a minha vida com uma influência proteção sem a menor interferência tanto com os meus pensamentos ou os meus sentimentos ".

A família retornou pra Inglaterra quando Mary tinha onze anos. Foi lá que Mary foi levada para fora da escola e tornou-se assistente de seu pai. Mary fez tarefas como ensinar uma classe da Escola Dominical e ajudar seu pai com seus sermões. No entanto, Mary não terminou seus estudos completamente. Ela usava os livros da biblioteca de seu pai para estudar cálculo. Embora ela gostava muito de matemática, Mary ainda tinha muitas perguntas não respondidas sobre os seus estudos. Quando Mary visitou a tia e o tio, em Cork, Irlanda Ocidental, ela obteve a oportunidade de ter suas perguntas respondidas.

Através de seu tio, Mary conheceu George Boole, um matemático já famoso. Mary aproveitou seu tempo com Boole tanto social como intelectualmente. Depois de sua partida para a Inglaterra, Mary escreveu para ele. George, em seguida, veio para a Inglaterra, dois anos depois para ensinar Mary mais sobre matemática. Além de aulas particulares, George também estava no processo de escrever um livro, leis do pensamento, à qual Mary muito contribuíram como um editor.

O pai de Mary morreu alguns anos mais tarde, e George foi um grande amigo ao longo deste período difícil na vida de Maria. Foi a partir dessa consolação que um relacionamento sério cresceu tanto que ambos se casaram. Mary era 17 anos mais jovem que George mesmo assim eles tinha um casamento muito bem sucedido. Eles tiveram cinco filhas. No entanto, essa felicidade não duraria por muito tempo. Tragicamente, George pegou pneumonia e morreu deixando Mary sozinha com seu filho mais novo de apenas seis meses de idade.

No ano seguinte, Maria aceitou um emprego no Queens College, colégio das primeiras mulheres na Inglaterra. Durante este tempo, as mulheres não tinham permissão para ensinar na faculdade, por isso. Assim, Mary aceitou um emprego como bibliotecário. Foi através deste trabalho que Mary tornou-se um conselheiro não-oficial para os estudantes. Ela percebeu que não só ela ama ensino, mas também que ela era boa nisso.

Eventualmente, Mary começou a ensinar crianças. Mary tornou-se logo reconhecido pelo mesmo chefe do Conselho de Educação de Londres como sendo uma excelente professora. Devido a uma controvérsia sobre um de seus livros, Mary foi forçado a deixar o emprego na faculdade. Maria encontrou outro emprego como secretária para o amigo de seu pai, James Hinton. Através de Hinton, Mary tornou-se interessado na evolução e na arte de pensar. Ela acreditava que era possível expressar todas as noções básicas do universo com números e símbolos. 
 
Aos 50 anos, Mary começou a escrever uma série de livros e artigos, publicá-los regularmente até o momento de sua morte. Ela escreveu e publicou seu primeiro livro, A Preparação da Criança para a Ciência, em 1904. Este livro finalmente teve um grande impacto nas escolas progressiva na Inglaterra e nos Estados Unidos na primeira parte do século XX. Ela também inventou costura curva, ou o que chamamos hoje, geometria string, para ajudar as crianças aprendem sobre a geometria de ângulos e espaços.

Mary Boole teve um fascínio com a ciência do mundo psíquico ou espiritual. Como o tempo passou, a saúde de Mary começou a falhar. Ela morreu em 1916 com a idade de 84. Mary Boole Everest era uma mulher milagrosa que fez inúmeras contribuições para a educação matemática de muitas meninas e meninos.

Mary se considerava uma psicóloga matemática. Seu objetivo era tentar "... para entender como as pessoas, especialmente as crianças, aprendeu matemática e ciências, usando o raciocínio partes de suas mentes, seus corpos físicos, e os seus processos inconscientes."

Ela apresenta um encanto pela Matemática e outros assuntos afins. Possui uma série de livros publicados por volta do final do século XIX. Neles, parece revelar sentir uma magia e um sublime encanto pelo conhecimento e ensino de certos assuntos-chave. Talvez seja uma pensadora brilhante, mas pouco conhecida pelo público.


Referência:

Site: Agnesscott

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...