quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estudantes brasileiros conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Bulgária

Equipe brasileira
A competição reuniu estudantes das universidades mais prestigiosas do mundo 


Estudantes  brasileiros  conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na 18ª. International Mathematics Competition for University Students  2011 (IMC), que aconteceu entre os dias 27 de julho e 3 de agosto na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. 

Renan  Henrique  Finder,  aluno  da  PUC-Rio  conquistou  a  medalha  de  ouro  (First Prize) ficando na 13ª. colocação geral na competição, com 65 de um total de 100 pontos possíveis. Além da medalha de ouro, os representantes brasileiros conquistaram outras 12 medalhas, sendo cinco de prata (Second Prize) e sete de bronze (Third Prize). 

Neste  ano,  a  competição  contou  com a participação de 305 estudantes representando 77 instituições de ensino superior de todo o mundo. A delegação brasileira foi composta pelas equipes olímpicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Instituto Militar de Engenharia (IME), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Unicamp e Fundação Getúlio  Vargas (FGV-Rio), lideradas pelos professores Thiago Barros Rodrigues Costa e Samuel Barbosa Feitosa, ambos de Fortaleza (CE).

A competição, que reúne talentos universitários para a matemática, é extremamente desafiadora. Os participantes devem resolver duas provas aplicadas em dois dias consecutivos com um tempo de cinco horas cada dia. As provas, que devem ser resolvidas em idioma inglês, incluem questões dos campos da Álgebra, Análise Real e Complexa, além de Combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores. 
 
“Estamos orgulhosos de que estudantes brasileiros estejam competindo de igual para igual com estudantes vindos das universidades mais prestigiosas do mundo e obtendo resultados de grande destaque. Isto confirma a excelência alcançada pelo Brasil neste tipo de competições de Matemática”
, declarou o professor Samuel Barbosa Feitosa.
 
Histórico da competição

O Brasil participa da competição desde 2003, conquistando desde então um total de 84 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 12 de ouro (First Prize), 29 de prata (Second Prize) e 42 de bronze (Third Prize). 

Os estudantes brasileiros foram selecionados através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas escolas e universidades públicas e privadas de todo o Brasil. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).


Referência:

Site: OBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...