quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Brasil conquista medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada de Matemática da Lusofonia

Equipe brasileira
Além do Brasil, participaram do evento as delegações da Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

O Brasil obteve um excelente resultado na I Olimpíada de Matemática da Lusofonia, que aconteceu entre os dias 20 e 31 de julho na cidade de Coimbra, Portugal, conquistando ­­­­­­­­­­­duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Os estudantes Carlos Henrique de Andrade Silva de Fortaleza (CE) e Gustavo Haddad Francisco e Sampaio Braga de São José dos Campos – (SP) conquistaram as medalhas de ouro, enquanto Davi Coelho Amorim de Fortaleza (CE) obteve a medalha de prata e Daniel Nishida Kawai de Atibaia (SP) recebeu a medalha de bronze.

A competição internacional realizou-se pela primeira vez este ano envolvendo jovens de até 18 anos de seis países de expressão portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste. O Brasil foi representado por uma equipe de quatro estudantes, todos vencedores da 32ª. Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), liderados pelos professores Eduardo Wagner e Raphael Constant, ambos do Rio de Janeiro (RJ).

Uma comissão internacional selecionou os problemas entre os propostos pelos países participantes. Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os participantes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória.

A competição objetiva proporcionar uma excelente oportunidade para os jovens demonstrarem suas habilidades em matemática, além de constituir um instrumento de inclusão social, de melhoria da qualidade do ensino e de descoberta de talentos em matemática, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico nos países de língua portuguesa. As edições seguintes da competição deverão ser realizadas no Brasil e em Moçambique respectivamente.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.  A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).


Referência:

Site: OBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...