sexta-feira, 8 de julho de 2011

A Convenção dos Algarismos

A Convenção dos Algarismos
O brasileiro, Lázaro Coutinho, teve a ideia brilhante de dar vida a entidades abstratas em seu livro “A Convenção dos Algarismos”, os personagens são os númeross – eles mesmos: 0, 1, 2, 3, etc. – e suas conversas tratam de algumas curiosidades ligadas a conceitos como geometria do pentagrama e outras complexas descobertas do raciocínio. 

Este livro é uma narrativa romanceada do que acontece numa convenção dos algarismos inusitada reunindo os algarismos indoarábicos, onde acontece de tudo, intrigas, ciúmes e vaidades que vão surgindo em meio a uma disputa frenética para chegar à resposta: qual o algarismo que está acima de todos os outros?
 
Por serem vaidosos, os algarismos discutem por pequenas intrigas, como também discorrem, um a um, sobre suas qualidades. Além disso, durante a disputa os algarismos nos trazem fatos descobertos por matemáticos famosos. Assim ficamos conhecendo melhor Carl Friederich Gauss, O Príncipe dos Matemáticos, cuja história nos remete a uma escola do interior da Alemanha dirigida sob rígidos princípios medievais. 

Na saborosa narrativa, o  autor revela interpretações místicas atribuídas aos números e como eles passam a ter uma “personalidade” no ambiente social. O número 2, por exemplo, “resume conceitos binários como belo e feio, verdade e mentira, bom e mau”, escreve Coutinho.
 
Um desfile de curiosidades numéricas e de marcos da História da Matemática entram nesse envolvente romance "A Convenção do Algarismos" , é um thriller que, no final, proporciona ao leitor um novo entendimento da realidade e da trajetória do pensamento humano. 

Editora: Livraria da Física
Páginas: 166
Edição: 1ª. ED. 2010
Idioma: Português
Formato: Médio  
Capa: Brochura
ISBN: 9788578610456
EAN: 9788578610456

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...