quarta-feira, 6 de abril de 2011

Como a Matemática Explica o Mundo

Vivemos em um mundo matemático, mesmo que isso nem sempre seja óbvio. Cada vez que usamos o celular, a internet, ou nos organizamos para realizar mais de uma tarefa estamos "fazendo" Matemática. "O quê?" - pode se perguntar um leitor que teve a tradicional experiência de ver a matéria como um bicho de sete cabeças - "Eu nunca gostei de matemática!" Então, prepare-se, tudo isso está prestes a mudar! Em Como a Matemática Explica o Mundo, James Stein realiza a proeza de explicar grandes resultados da Matemática do século XX de uma forma bem-humorada, precisa e acessível. Passando por tópicos tão variados como sistemas eleitorais, Física Quântica e Caos, a sensação que se tem é a de estar sentado com um velho amigo, excelente contador de histórias, que decidiu nos contar sobre o fascínio da Matemática, unindo idéias abstratas ao cotidiano. 

Pode parecer surpreendente que aqueles que trabalham com a Ciência e com a Matemática, mesmo sem as credenciais de um Einstein, não vivam com medo de estar trabalhando num problema possivelmente insolúvel. Tais problemas ocorreram com alguma freqüência ao longo da história? E muitas vezes, mesmo que o cisne negro escape, o resultado não é o fracasso, mas a descoberta de algo novo, que é quase sempre interessante e, algumas vezes, tem um enorme valor prático. As histórias desses "fracassos", e dos surpreendentes avanços que ocorreram por causa deles, formam o tema central deste livro.

No decorrer dessa conversa Stein nos oferece um pouco da história da Matemática e da sua própria história, e apresenta suas opiniões, sempre tendo o cuidado de deixar claro o que é opinião e o que é consolidado. Além disso, o autor também consegue escrever de uma forma com que até os leitores com conhecimento matemático tenham algo para aprender. Neste livro, os exemplos utilizados são rigorosamente selecionados e ilustram idéias abstratas, muitas vezes aparentemente paradoxais, de forma clara e concisa. Stein respeita a inteligência do leitor e oferece um desses livros, nos quais, no final, tem-se a sensação de que aprendemos muito mais e de que o mundo se tornou mais cristalino.


Editora: Campus/Elsevier
Autor: James D. Stein
Ano: 2008
Edição:  
Páginas: 288
Idioma: Português
Subtítulo: O Poder dos Números no Cotidiano
Formato: Médio  
Capa: Brochura
ISBN: 9788535229455

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...