quinta-feira, 24 de março de 2011

"Vá pros quintos do inferno."

Já te mandaram para lá?
Onde será que fica?
Vamos contar para você.

É uma história antiga, da época em que o Brasil pertencia a Portugal. Há 250 anos, a principal fonte de riqueza de Portugal era o ouro. Adivinha de onde ele vinha? 
É, de Minas Gerais, no Brasil. O ouro era extraído por escravos e os donos das terras ficavam com ele, mas ... tinham de pagar um imposto para o governo português: 1/5 de todo o ouro obtido.

É claro que ninguém gostava de pagar "o quinto". Algumas pessoas até pensaram em libertar o Brasil de Portugal para acabar com a cobrança do imposto. Esse foi um dos motivos da Inconfidência Mineira, a conspiração em que Tiradentes acabou sendo enforcado.

Depois da morte de Tiradentes, o imposto ainda foi mantido por muitos anos. As autoridades remetiam esse imposto para Portugal no navio "dos quintos".
Na época, a viagem para Portugal podia levar mais de um mês e, às vezes, nem se chegava. Por isso, o navio "dos quintos" era visto como um navio que ia para muito, muito longe.

Já naquele tempo, quando uma pessoa se irritava com outra, mandava-a para bem longe. Com a idéia de que o navio "dos quintos" ia para bem longe, as expressões foram sendo aprimoradas:

Suma!
Vá pro inferno!
Vá com os quintos!
Vá você! Vá pro quintos dos infernos!

Assim, nasceu essa expresão.
Ilustrações: Paulo Tenente.

Referência Bibliográfica:
 
Imenes, Luiz M. P. e outros. Pra que Serve Matemática? (Frações e números decimais). São Paulo. Atual, 1993.

2 comentários:

  1. Olá, Matheus!
    Já tinham me contado sobre isso, mas, não com essa riqueza de detalhes. Ótimo post, parabéns!
    Já me mandaram para lá, sim! Mas, nem fui e nem vou pois: primeiro... porque não quero e segundo... sincera mente, o inferno já está lotado! Não cabe mais ninguém. Que sorte! KKKKKKKKKKK!
    Um abraço!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Óla, Francisco!
    Vlw, obrigado.
    E que sorte nossa...hehe...
    ...kkk...
    fica na paz e felicidades.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...