terça-feira, 29 de março de 2011

O Prémio Abel

O Prémio Abel é instituído pela Academia Norueguesa de Ciências e Letras, anualmente, atribuído a personalidades da área da Matemática. É considerado o equivalente ao Prémio Nobel, uma vez que não existe a categoria Matemática entre as diversas áreas contempladas por este prémio. 

Este prémio é um galardão internacional atribuído por realizações notáveis em Matemática e não apresenta limite de idades para os concorrentes. Assim, é um reconhecimento do valor de contribuições efetuadas no campo matemático, tais como a solução de problemas fundamentais, o desenvolvimento de importantes técnicas e princípios novos, e a introdução de novas áreas de investigação. O prémio tem o valor de 6 milhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 1 970 000 ou 750 000€).

Os esforços para criar o Prémio Abel tiveram início com o matemático norueguês Sophus Lie (1842-1899), devido ao anúncio de que não existiria um Prémio Nobel de matemática, mas cessaram após o óbito deste. Em 1902, no centenário da morte de Abel, o Rei Óscar II interessou-se pela ideia de promover um prémio em honra de Abel. No entanto, mais uma vez os planos ficaram pelo caminho quando a união entre a Noruega e a Suécia foi dissolvida em 1905.

Só em Agosto de 2000 é que a visão de um grande prémio internacional para a matemática com o nome de Abel foi reavivada numa reunião entre Arild Stubhaug, biógrafo de Abel, e Tormod Hermansen, então Presidente do Conselho de Administração da Telenor. Um grupo de matemáticos da Universidade de Oslo elaborou uma proposta, que foi apresentada ao primeiro-ministro e, em 2002, o Storting concedeu a sua aprovação. O primeiro prémio foi atribuído no ano seguinte. 

A Academia Norueguesa das Ciências e Letras seleciona o candidato vencedor com base na recomendação de um comité internacional. Em geral, o prémio é entregue todos os anos pelo Rei numa cerimónia que ocorre na Aula Magna da Universidade de Oslo. No dia seguinte, o vencedor efetua a sua Lição Abel na Universidade de Oslo, repetindo-a mais tarde numa das outras cidades universitárias da Noruega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...