quarta-feira, 9 de março de 2011

Flatland - O País Plano

Há mais de cem anos Edwin Abbott escrevia uma aventura matemática passada num país plano povoado por uma sociedade hierárquica de figuras geométricas regulares, que pensavam, falavam e tinham sentimentos muito humanos. Desde essa altura, Flatland - O País Plano tem fascinado gerações de leitores de todos os tipos, sendo considerado simultaneamente pela crítica um clássico de ciência e de ficção científica.

Ao imaginar o contacto e a comunicação entre seres de diferentes dimensões, Abbott explorou com profundidade a analogia entre as limitações dos humanos e das figuras de duas dimensões. Escrito sob a forma de uma história de aventuras, o presente livro apresenta e desenvolve os conceitos de relatividade e espaço multidimensional, apelando também aos leitores interessados em grafismo informático.

Flatland é uma mistura bem elaborada de matemática, geometria, crítica social e humor. A história é narrada por um simples Quadrado, que nos vai guiar pelo mundo de Flatland e pela vida dos seus habitantes. Estes estão divididos por classes sociais que são directamente proporcionais ao número de lados que cada habitante tem; a classe social mais baixa é a dos triângulos isósceles, e a mais alta, a dos círculos (polígono com um número infinito de lados). Entre eles, estão os triângulos equiláteros (a classe média), os quadrados e, acima deles, os polígonos regulares (a aristocracia)… As mulheres em Flatland são apenas linhas, que vistas pelos outros habitantes, e de frente, reduzem-se a um ponto, o que podem causar sérios acidentes, como perfurar um transeunte distraído; o facto obrigou a haver entradas diferentes para ''homens'' e ''mulheres'' nas casas…

Editora: Gradiva Publicações
Autor: Edwin Abbott
Edição/reimpressão: 
Ano: 2001
Páginas: 138 
ISBN: 9789726623038
Capa: Brochura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...