quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saint Vincent, Gregory

Saint Vincent
Saint Vincent, Gregory (1584-1667)


Nascido na Bélgica, St. Vincent estudou matemática em Douai. Foi aceito na ordem jesuíta em 1607 e, em 1613, ordenou-se padre. Lecionou matemática no colégio jesuíta da Antuérpia. Lá publicou Theses de cometis e Theses mechanicae. St. Vincent foi para Louvain para lecionar e trabalhar. Pediu aos oficiais da igreja em Roma permissão para publicar seu trabalho sobre quadratura do círculo, mas teve seu pedido negado. 

Foi chamado a Roma para modificar seu manuscrito; no entanto, foi acometido de um infarto antes de fazê-lo. St. Vincent seguiu para Ghent para escapar da guerra na Europa, deixando para trás seus escritos. Felizmente seus trabalhos foram salvos e devolvidos a ele dez anos depois, em 1641. 

Finalmente, sua obra, completada muitos anos antes, foi publicada na Antuérpia em 1647 como Opus geometricum quadraturae circuli et sectionum coni. Esse livro continha séries geométricas, cônicas, métodos de quadratura (similares ao método de Cavalieri) e quadratura do círculo (o erro na integral utilizada foi identificado por Huygens em 1651). 

St. Vincent realizou importantes contribuições para o desenvolvimento do cálculo e seus livros foram lidos pelas gerações de matemáticos seguintes, à medida que interligavam idéias e refinavam os conceitos de cálculo.     

Principal obra:  

Opus geometricum quadraturae circuli et sectionum coni 




Referência:


Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...