domingo, 23 de janeiro de 2011

A MATEMÁTICA NA ARTE E NA VIDA

Este livro sobre matemática pode interessar a professores, pesquisadores, arquitetos, biólogos, astrônomos, dentistas, médicos, músicos, artistas em geral, publicitários, entre outros.

No livro, o autor, Paulo Roberto, explica a existência de padrões matemáticos implícitos no que reconhecemos como belo, provocando uma interessante reflexão sobre a Proporção Áurea e sua relação com a nossa admiração pela arte, ciência e natureza.

Essa relação da ciência no cotidiano é revelada logo nas primeiras páginas, quando se explica o que está por traz dos nomes dos dias da semana. Para Paulo Roberto, trazer a matemática para a rotina é um eficiente recurso pedagógico. 

"Quando o professor consegue aproximar o cotidiano à matemática, torna a matéria mais interessante. Encontramos a matemática a todo o momento ao nosso redor, cabe ao professor citá-la".

A contextualização dos conceitos matemáticos é um recurso narrativo bem empregado pelo autor, ele sugere que isso também seja uma ferramenta didática. 

"Nascemos e crescemos ouvindo histórias de avós, parentes, amigos e, até mesmo, de pescador. Mas, infelizmente, quando sentávamos à carteira para assistir uma aula de matemática, as histórias acabavam. A ciência, mais especificamente neste caso, a matemática, precisa de belas histórias para situá-la como uma manifestação cultural de vários povos, em todos os tempos, e para mostrar que a matemática estudada nas escolas é apenas uma das muitas formas de matemática desenvolvidas pela humanidade, sua origem está na Antigüidade. É fundamental mostrar que hoje ela é indispensável, em todo o mundo, por conseqüência do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico que estamos vivendo".

Neste trabalho o leitor terá oportunidade de acompanhar a fascinante trajetória dessa busca e do entendimento da beleza natural.

"O leitor poderá não apenas deslumbrar-se com uma pintura, uma obra arquitetônica ou uma escultura, mas também desvendar o que aquela obra significa''.


Editora:  Livraria da Física
Autor:  Paulo Roberto Martins Contador
Idioma:  Português
Número de páginas: 
232
Edição: 
Ano: 2008
ISBN: 
9788588325920
EAN: 
978858832592

2 comentários:

  1. Caro Matheus

    Esta visita é pra agradecer a divulgação do livro A matemática na arte e na vida de minha autoria.
    Tenho outros livros publicados que podem ser de seu interesse. Todos podem ser vistos, com suas respectivas sinopses no blog http://amatematicanaarteenavida.blogspot.com.br/

    Att

    Paulo R M Contador

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, fico muito grato. Estarei examinado os demais livros.

    Att, Matheus.

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...