quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As 10 formulas matemáticas que mudaram o mundo - 4

Lei de Napier sobre os logaritmos


Napier criou um método de cálculo através do qual é possível realizar operações complexas utilizando operações mais simples: a esse método Napier denominou de logaritmo, para significar um número que indica uma razão, escolheu dessa forma porque a diferença entre dois logaritmos determina a razão entre os números dos quais eles são tomados, de forma que uma série aritmética de logaritmos corresponde a uma série geométrica de números. Napier não usou uma base como a concebemos hoje, mas seus logaritmos eram na base 1/e. Para facilitar interpolações e cálculos, é útil fazer a razão r na série geométrica próximo de 1 tendo publicado as primeiras tabelas de logaritmos em 1614.

Desde a época de sua criação até o surgimento das calculadores e computadores, os logaritmos constituíram-se numa poderosa “ferramenta” de cálculo e foram decisivos para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

Apesar das calculadoras e os computadores terem tornado os logaritmos obsoletos para cálculos, seu estudo é de fundamental importância, pois eles estão estreitamente relacionados a leis matemáticas que descrevem alguns importantes fenômenos naturais.

Fonte da imagem: Blog Fatos Matemáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...