quinta-feira, 3 de junho de 2010

O professor Ubiratan D’Ambrosio

Ubiratan D’Ambrosio
O professor Ubiratan D’Ambrosio, é com certeza uma raridade. 
Pois, sendo extremamente ocupado, devido suas inúmeras atividades, é um ser humano notável, gentil e atencioso. Comprovei isto quando lhe conheci em São Pulo no V Seminário Nacional de História da Matemática, ocorrido na UNESP, em Rio Claro. É professor emérito da UNICAMP, Pós-Doutor na Brown University, USA e professor de vários programas de Pós-graduação, Presidente da Sbhmat, Membro do Conselho Diretor do Institute for Information Technology in Education (IITE), da UNESCO, lecionou em várias Universidades do Brasil e do exterior. Falar do Prof. Ubiratan é muito difícil, pos se colocasse nesta introdução todo seu currículo, com certeza ainda faltaria alguma coisa. Vamos a entrevista.


1- Qual sua formação acadêmica e sua atuação no campo da Matemática?

Sou Bacharel e Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (1954) e Doutor em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos, da USP (1963).

2- O Senhor considera importante, o professor ao introduzir um conteúdo matemático, relacioná-lo com a história da Matemática?
Sem dúvida. O aprendizado é mais significativo quando contextualizado.

3- "Numa abordagem etnomatemática, o professor valoriza o conhecimento matemático do grupo cultural ao qual pertencem os alunos e aproveita a experiência extra-escolar.". Isso é prática comum nas escolas brasileiras?
Infelizmente, não é. Mas essa proposta vem ganhando espaço nas escolas do Brasil.

4- Segundo Benjamim Bloon: "Avaliação é a sistemática de dados por meio da qual se determinam as mudanças de comportamento do aluno e em que medida estas mudanças ocorrem." Na sua opinião, como o professor deve avaliar seu aluno?
A avaliação deve ser permanente, acompanhando cada momento do ensino. Jamais uma avaliação julgando o aluno, mas julgando o trabalho do professor e contribuindo para o aprimoramento de sua prática.

5- Em geral os professores se colocam como mediadores entre o conteúdo e o aluno ou transmissores de informações?
Sim, o professor é um facilitador na aquisição do conhecimento que está nos programas.

6- O ensino de Matemática em sala de aula tem acompanhado as evoluções tecnológicas?
Infelizmente, há uma resistência dos professores à incorporação da tecnologia nas suas aulas.

7- Qual sua opinião sobre este site, que visa difundir e deixar a Matemática mais prazerosa e atrativa?
Sites como este são grandes auxiliares no trabalho do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...