sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Matemática das Coisas

A Matemática das Coisas, é um livro que te pode a judar a ver a Matemática de uma forma diferente. Em forma de pequenas histórias divertidas, Nuno Crato mostra que a matemática é essencial no mundo moderno e que pode ser compreendida por todos. 

O Prefácio dá-nos logo indicação de que o livro A Matemática das Coisas pretende descortinar a importância da matemática no quotidiano. “Os computadores não teriamsido possíveis sem a lógica binária, a teoria dos grupos e o conceito matemático de informação. Os nossos telefones não funcionariamse não tivessem existido o estudo estatístico de sinais e os algoritmos de digitalização e compressão de dados.

Os semáforos automáticos não seriam eficazes sem os desenvolvimentos de uma área da matemática aplicada designada por investigação operacional. ”O objectivo é claro: suscitar a curiosidade do leitor para a matemática.

O livro está dividido em cinco subtítulos: coisas do dia-a-dia, a terra é redonda, coisas secretas, arte e geometria, e coisas matemáticas. Os temas são muito variados. Encontramos pequenas histórias, entre três a sete páginas cada, que explicam os paradoxos do “pára-arranca”, da melancia e do bolinho, as diferentes maneiras de atar os atacadores, as origens do Sudoku, como nos orientamos pelo GPS, os processos de codificação e linguagem secreta, o formato de papel A4, o acaso, as probabilidades emuito, muito mais. Ao todo, são 45 histórias damatemática que aumentam a nossa compreensão e o nosso prazer com esta ciência.

Este é um livro de deliciosas histórias matemáticas, histórias sobre a beleza e o poder da matemática. É a matemática em acção, contada de forma que todos a entendem, de maneira que os jovens se entusiasmam e que os professores se inspiram.

Portanto, Crato escreve com grande clareza, num estilo acessível ao mais leigo dos leigos, sendo capaz de resumir em poucas linhas os contributos dos grandes matemáticos do passado, mas quanto melhores forem os seus conhecimentos, mais fácil é de entender.

Editora: Gradiva
Autor: Nuno Crato
Idioma: Português
ISBN: 9789896162412
Número de Páginas: 248
Ano: 2008
Edição:
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...