sábado, 5 de junho de 2010

A garrafa de Klein

A garrafa de Klein é um objeto muito intrigante. Felix Klein, um matemático alemão (1849 – 1925) concebeu um modelo topológico representado por uma garrafa especial que tem apenas uma superfície. A garrafa de Klein tem uma parte exterior, mas não tem interior, visto passar através de si própria. Se deitássemos água num orifício, ela voltaria a sair pelo mesmo sítio.

Nesta garrafa , não se sabe o que está dentro e o que está fora. Vamos imaginar que a queríamos pintar de azul por dentro e de vermelho por fora. Isso não seria possível. Na verdade ela não tem uma borda em sítio algum. Nunca poderíamos descobrir onde terminaria o lado vermelho e começaria o lado azul.

Conhecida por suas "propriedades estranhas", a Garrafa de Klein é um objeto matemático que vivem em um espaço de quatro dimensões embora possa ser visualizado em um espaço 3D.  Portanto trata-se de uma superfície fechada sem margens e não orientável, isto é, uma superfície onde não é possível definir um “interior” e um “exterior”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...