quinta-feira, 27 de maio de 2010

Maria Gaetana Agnesi

Maria Gaetana Agnesi (1718-1799)
Maria Gaetana

Ela nasceu em Milão, numa família abastada e culta. O seu pai era professor de Matemática e proporcionou-lhe uma educação primorosa. Agnesi revelou cedo capacidade invulgar para línguas. Aos 13 anos já sabia falar italiano, latim, grego, hebreu, francês, espanhol e alemão. Por isso era chamada de “ O Oráculo das sete línguas”.

Agnesi foi a primeira mulher no mundo ocidental a ser chamada de "matemática" no sentido exato do termo.  Desde a infância manifestou grande interesse pela matemática e, aos 14 anos, solucionou problemas difíceis sobre geometria analítica e balística.  Aos 17 anos, escreveu um comentário crítico sobre o Traité analytique des sections coniques de L'Hospital. Aos 20 anos, Agnesi foi uma cientista com vários trabalhos publicados e, aos 30, já era membro honorário da Universidade de Bolonha.

Uma década de trabalho árduo culminou com a publicação de seu livro de cálculo Instituzioni analitiche ad uso della gioventù italianaem 1748.  O livro foi aclamado pelos círculos acadêmicos de toda a Europa.   O objetivo do livro era dar um tratamento completo e abrangente à álgebra e ao cálculo.   Neste livro  incluía álgebra, geometria analítica, cálculo diferencial, cálculo integral, séries infinitas e a solução de equações diferenciais elementares. 

Após a morte do pai, em 1752, recolheu-se a um convento onde se dedicou a ajudar todos os que sofriam. Não obstante, a sua inteligência e o seu talento tornaram possível integrar todo o conhecimento de mais alto nível sobre Cálculo da época de uma maneira muito clara, Agnesi, era uma pessoa delicada e muito tímida. Nunca teve ambição de se tornar uma matemática famosa a despeito de seu gênio brilhante. Morreu em 1799 aos 81 anos.
Nos dias de hoje, Agnesi é lembrada principalmente pela curva em forma de sino chamada de "Bruxa de Agnesi".   Esse nome, encontrado apenas em textos em inglês, é resultado de uma tradução errada. 

Principal obra: 

Instituzioni analitiche ad uso della gioventù italiana

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...