quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cartas a uma Jovem Matemática

Ian Stewart oferece-nos esta maravilhosa colecção de pérolas de sabedoria sobre o que fazem os matemáticos e porque o fazem. 

No livro o autor se corresponde com uma rapariga imaginária chamada Meg, partilhando as suas idéias sobre temas tão diversos como a presença da Matemática na vida quotidiana, os problemas que há séculos desafiam os melhores cérebros, o papel dos computadores na investigação moderna, a importância das demonstrações matemáticas ou a melhor forma de organizar um percurso acadêmico. Em mais do que um momento, o leitor identifica-se tanto com Meg que quase deseja seguir os seus passos na via cruciados aspirantes a matemáticos, mesmo sabendo que já nem consegue resolver uma equação de segundo grau.

Assim, o autor, conta aos leitores o que  desejava ter sabido quando era estudante. Levanta questões desde o filosófico ao prático — o que é a matemática e porque vale a pena praticá-la, a relação entre lógica e prova, o papel da beleza no pensamento matemático, o futuro da matemática, como lidar com a comunidade dos matemáticos, e muitas outras — num estilo que combina subtileza, humor e um talento especial para ir direito ao assunto.

Para os interessados pela matemática, ou para os que sentem curiosidade pela ciência em geral, este é um livro obrigatório.

Título original: LETTERS TO A YOUNG MATHEMATICIAN
Editor: Relógio D` Água 
Autor: Ian Stewart
Tradutor: Pedro Ferreira
ISBN: 9789727089215
Páginas: 166
Idioma: Português 
Número de páginas: 166
Edição/reimpressão: 2006
Capa: Brochura
Formato: Médio

Um comentário:

  1. Onde você comprou esse livro? To doida atrás dele, mas não acho de jeito nenhum

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...