sábado, 17 de abril de 2010

Geoplano

O geoplano é recurso didático-pedagógico dinâmico e manipulativo (construir, movimentar e desfazer). Contribui para explorar problemas geométricos e algébricos possibilitando a aferição de conjecturas. Além disto, o geoplano facilita o desenvolvimento das habilidades de exploração de comparação, relação, seqüência, simetria, reflexão, rotação, translação, perímetro, área e conceito de fração e suas operações.

O geoplano é um modelo matemático, uma ajuda didática, que oferece um apoio mental e uma etapa para o caminho da abstração, proporcionando uma experiência geométrica e algébrica ao estudante. O geoplano pode ser utilizado pelo professor em lugar do quadro na frente dos estudantes ou individualmente  pelos mesmos.

História

Por volta de 1960, o professor Caleb Gattegno do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra, criou o geoplano. Desde então, o geoplano   passou   a   ser   usado   por   diversos   professores   para   ensinar Geometria.

Construção

Ele é formado por uma placa de madeira e pregos dispostos formando uma malha, faz   parte  também  desta  placa,   elásticos   ou   barbantes   de preferência   coloridos,   com  os   quais   podemos   prendê-los   aos   pregos desenhando e formando figuras geométricas sobre o geoplano.
O material pode ser feito por marceneiros, ou em casa, com uma base plana e  lisa. É necessário ter cuidado com as marcações   para que fiquem com as mesmas medidas. É importante ressaltar que a distância de um prego para outro, tanto na horizontal quanto na vertical, tem que ser  a mesma.

Procedimento de construção

Corte o bloco de madeira em formato retangular, e em seguida lixe-o. 
Com o auxilio da fita adesiva prenda o papel milimetrado no bloco de madeira, e marque os pontos onde deverão ser fixados os pregos, de modo que fiquem igualmente espaçados na horizontal e vertical (sugestão: 4cm x 4cm).
Introduza os pregos nos pontos marcados anteriormente.
Em seguida, retire o papel milimetrado.


Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos e tipos de malhas:

Quadrado, por exemplo, (3x3), (5x5), ou seja,   cada   lado  do geoplano tem 3 ou 5 pregos;

Isométrico (trelissado, triangular), os pregos são colocados na intersecção das linhas;

Circular, em que os pregos são dispostos de forma circular; 

Oval, em que os pregos são dispostos de forma oval.

3 comentários:

  1. (Y) .. me sirve para mi proyecto de juego didacticos =D

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Tenho que fazer um trabalho imenso,e ainda fazer que essa matéria entre em um teatro que iremos apresentar na oficina da matemática,e isso me ajudou muito!!!!!

    ResponderExcluir

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...