segunda-feira, 29 de março de 2010

Elena Lucrezia Cornaro Piscopia

Elena Lucrezia Cornaro Piscopia (1646-1684)

Elena Lucrezia
Elena Lucrezia Cornaro Piscopia nasceu em uma família nobre em  1646 na Veneza, Italia. Seu pai, Giovanni Baptista Cornaro, era o Procurador de San Marco e altamente considerado. A mãe de Elena, Zanetta Giovanna Boni, não era membro de classe privilegiada antes da sua união. O pai de Elena gastou sua vida para estabelecer o nome de Cornaro, um nome que devesse ser recordado para sempre por causa do intelecto da sua filha mais velha.

Começando aos 7 anos de idade, Elena Piscopia recebeu o conhecimento das línguas clássicas do latin e do grego,estudando a gramática e a música. Além de falar latin e o grego fluentemente, Elena dominou hebreu, espanhol, francês, e o árabe. Seu domínio das línguas trouxe o título Oraculum Septilingue. Elena exibiu também poderes maravilhosos de raciocínio. Era uma estudante das ciências assim como das línguas, e estudou a matemática e a astronomia além da filosofia e da teologia. O grande amor de Elena era para com a filosofia e o teologia. Seu pai em 1672 a enviou à distinta Universidade de Pádua para continuar com seus estudos.

Elena não procurou graduação na universidade de Pádua; quis simplesmente continuar sua aprendizagem. Entretanto, Giovanni insistiu que o mundo reconhecesse o conhecimento incrível de sua filha. Assim, com sua insistência, Elena aplicou-se em um Doutorado de teologia na Universidade de Pádua. Elena encontrou resistência em seus estudo. Os oficiais da igreja católica romana recusaram conferenciar o título de Doutor em Teologia a uma mulher. Elena aplicou-se, outra vez, pela insistência do seu pai. Desta vez a igreja comprometeu-se e permitiu que Elena recebesse Doutorado em Filosofia.

A examinação de Elena para o doutorado em filosofia deveria ser realizado no salão da Universidade de Pádua, mas devido a quantidade de espectadores foi transferido para a catedral de Pádua. Durante todo sua examinação, as respostas brilhantes de Elena espantaram seus examinadores, que determinaram que seu vasto conhecimento superava o Doutorado de filosofia e, em 25 de junho de 1678 Elena recebeu o Doutorado de Filosofia da Universidade de Pádua. Aos 32 anos de idade era a primeira mulher no mundo a receber grau de doutorado. Além do grau do doutorado, Elena recebeu a capa de eminente professora, e coroa do laurel do poeta.

Aos 17 anos de idade Elena foi considerada perita em musica . Ela dominou vários instrumentos, entre eles: a harpa e o violino. Seu auge musical foi coroado pela música que compôs. Elena era membro estimada de vários academias em todo a Europa, e recebeu visitas de alunos de todas as partes do mundo. Elena apreciou lecionar, dando aulas de música, de teologia, e composição. Margaret Alic indica que ela se transformou em professora de matemática na universidade de Pádua em 1678. Seus escritos foram publicadas em 1688 em Parma, Italia após sua morte. Hoje os informes de Elena é citado extensamente por outros mestres e escritores.

Após ter recebido com sucesso seu grau da universidade de Pádua, Elena devotou sua vida a caridade. Abdicou seu lugar na sociedade e recusou diversas uniões importantes, usando o hábito da ordem das beneditinas. Durante os últimos sete anos de sua vida, Elena focalizou-se na aprendizagem e em ministrar aulas aos pobres. Elena morreu aos 32 anos de idade em 1684. Sua morte acreditasse que tenha sido causada pela tuberculose.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...