sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Theano

Theano - 546 a.C. 

Theano
Theano  viveu na última parte do século VI a.C. foi uma matemática grega. É também conhecida como filósofa e física. Era filha de Pythonax de Creta (um físico e filósofo seguidor do orfismo), que foi uma grande discípula de Pitágoras. Theano foi aluna de Pitágoras e supõe-se que tenha sido sua mulher. Acredita-se que ela e as duas filhas tenham assumido a escola pitagórica após a morte do marido.

A ela é creditado  ter escrito tratados na área da Matemática, Física, Medicina e também na área da Psicologia infantil. Muito a vêm como a primeira mulher matemática da história, destacando-se os seus estudos acerca da razão de ouro. Historiadores afirmam que o seu  trabalho mais importante é dizer que houve uma elucidação do princípio da Golden Mean.

Ela é considerada uma filósofa pitagórica em sua obra sobre as filósofas da história. Dentro da tradição pitagórica, Theano considerava que tudo que existe por ser distinto numericamente. O número é o princípio da realidade e da individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...