sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Tartaglia, Niccolò

Tartaglia
Tartaglia, Niccolò (1499-1557)

Tartaglia nasceu em Bréscia, Itália. Ainda criança feriu-se durante uma batalha (quando os franceses invadiram sua cidade) e ficou com um problema de fala. Deram-lhe o apelido de Tartaglia (que significa gago) e ele manteve o nome pelo resto da vida. Tornou-se professor e por fim diretor de uma escola. Em 1534, mudou-se para Veneza. Lá trabalhou na resolução das raízes das equações polinomiais. Conseguiu derrotar o rival Fior em uma competição para resolução de um problema matemático por já ter resolvido certos tipos de cúbicas.     

Em seu trabalho Tartaglia soube como resolver a maior parte das cúbicas. Em 1539, Cardano convenceu Tartaglia a compartilhar seus segredos para a resolução das cúbicas. Tartaglia o fez, com a condição de que Cardano não as publicasse até que Tartaglia publicasse seus resultados. Cardano continuou a aprimorar o método e logo soube como resolver todas as equações cúbicas.

Em 1545, ele publicou o método de solução, dando a Tartaglia crédito apropriado, mas renegando sua promessa de mantê-lo em segredo. Tartaglia sentiu-se ultrajado e o atacou verbalmente, mas não encontrou apoio porque Cardano tinha o apoio popular. Tartaglia contribuiu em outras áreas da ciência também. Seu modelo balístico determinou que a extensão teórica máxima de projetéis era obtida por um ângulo de 45 graus. Além disso, realizou trabalhos desenvolvendo novos resultados e idéias em importantes áreas de pesquisa e de confecção de mapas.  

Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...