segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Pappus de Alexandria

Pappus de Alexandria (290-350)  

Pappus foi o que chamamos hoje em dia de "comentarista". Embora fosse o principal matemático grego da sua época, a matemática original que ele criou era muito pequena tanto em estatura quanto em quantidade, em especial quando comparada com grandes matemáticos clássicos como Euclides, Arquimedes e Apolônio. 

A fama de Pappus reside em sua extensa obra denominada The collection, na qual ele reuniu uma lista eclética de obras antigas (algumas atualmente perdidas) de alguns autores muito importantes. Nesse compêndio, ele acrescentou um número considerável de suas próprias explanações e ampliações. The collection contém oito livros, ou capítulos, cada um existindo como uma obra única. 

Alguns dos tópicos abordados por Pappus são: cônicas, geometria plana, mecânica e, de especial interesse para os alunos de cálculo, linhas retas tangentes a certas curvas. No livro que trata de mecânica, Pappus foi o primeiro a definir o conceito de centro de gravidade. No final do livro 7, "The treasury of analysis", ele descreveu (sem verificar) duas fórmulas que relacionam determinados centros de gravidade a volumes de sólidos de revolução e suas áreas de superfície. As fórmulas oferecem atalhos para cálculos extensos e complexos.

Principal obra:  

The collection.




Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...