segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nicole d'Oresme

d'Oresme
Nicole d'Oresme (1320--1382)

Um dos pensadores mais originais do século 14, o francês Nicole d'Oresme (1323-1382) foi economista, matemático, físico, astrônomo, filósofo, psicólogo e musicólogo. Também estudou teologia em Paris, posteriormente tornando-se diretor financeiro da Universidade de Paris, em seguida cânone e finalmente supervisor religioso de Rouen. Em 1370, foi apontado como ministro ao Rei Charles V e aconselhou-o em assuntos financeiros.
 
Oresme inventou a geometria coordenada antes de Descartes, encontrando a equivalência lógica entre tabular valores e dispô-los em gráficos. Propôs o uso de um gráfico para representar uma magnitude variável que dependesse de outra. É possível que Descartes tenha sido influenciado pelo trabalho de Oresme, dado que ele foi reimpresso diversas vezes ao longo dos 100 anos após sua primeira publicação.

Outro trabalho de Oresme contém ainda o primeiro uso de expoentes fracionários, logicamente sem a notação moderna. Oresme trabalhou ainda com séries infinitas. Além disso, demonstrou que as razões propostas pela física Aristotélica contra o movimento do planeta Terra não eram válidas e invocou o argumento da simplicidade (da navalha de occam) à favor da teoria de que é a Terra que se move, e não os corpos celestiais. 

No geral, o argumento de Oresme a favor do movimento terrestre é mais explícito e bem mais claro do que o que foi dado séculos depois por Copérnico. Entre outras proezas, Oresme foi o descobridor da curvatura da luz através da refração atmosférica; embora, até hoje, o crédito por esse feito tenha sido dado à Robert Hooke.

Principais obras: 

De configurationibus; 
Algorimus proportionum. 


Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Só Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...