domingo, 3 de janeiro de 2010

Hipócrates de Quios

Hipócrates
Hipócrates de Quios (470-410a.c.)

O matemático e astrônomo Hipócrates, originário da ilha de Quios, floresceu na segunda metade do século V a.c.; especula-se que tenha vivido entre 470 a.c. e  410 a.c.. Segundo a tradição, ele foi enganado em Bizâncio, perdeu sua fortuna e teve que ganhar a vida em Atenas, ensinando Geometria, possivelmente entre -450 e -430.

Hipócrates de Quios é o mais antigo matemático grego a respeito de quem temos evidências concretas. Nenhuma de suas obras, porém, chegou até nós; o que sabemos de seu trabalho deriva de descrições e menções em autores tardios.

Contribuição à matemática

Hipócrates foi o primeiro a escrever um texto de matemática básica, denominado Elementos, onde provavelmente apresentava postulados e teoremas de forma organizada e sistemática. Depois dele, muitos matemáticos seguiram esse sistema em seus escritos; o mais famoso de todos foi Euclides de Alexandria (fl. 306 a.c./282 a.c.).

O único de seus estudos que conhecemos razoavelmente, através de um comentário de Simplício (490/560) sobre a perdida História da Geometria de Eudemo de Rodes ( 335 a.c.), é uma pesquisa sobre o problema da quadratura do círculo. Ele aparentemente recorreu à estratégia de dividir o círculo em um certo número de lunas ou lúnulas; calculando-se então a área de cada uma dessas partes, bastaria depois somá-las para obter a área total do círculo. Hipócrates resolveu somente uma parte do problema, mas parece que seu método foi o primeiro que se aproximou da resolução do problema, na Antiguidade.

Segundo Eutócio de Ascalon (480/540), outro problema investigado por Hipócrates é o da duplicação do cubo. Hipócrates propôs que o volume de um cubo pode ser dobrado, encontrando as duas médias proporcionais (médias geométricas) entre duas linhas ou entre um número e o seu dobro. Ele aparentemente não resolveu o famoso problema, mas suas idéias serviram de base para os estudos de outros matemáticos que, eventualmente, chegaram a uma solução usando outros métodos.

Parece, também, que Hipócrates foi o primeiro a usar letras para identificar pontos geométricos das figuras geométricas estudadas, v.g. "triângulo ABC" é um triângulo com vértices nos pontos A, B e C. Outro método atribuído a ele é o da redução, i.e., reduzir um problema grande a uma pequena parte, de resolução mais fácil, e depois extrapolar o resultado para o problema todo — como se vê, por exemplo, em seu estudo da duplicação do cubo.

Contribuição à astronomia

Hipócrates tentou explicar, de forma totalmente especulativa, os cometas e a existência da Via Láctea. Nada sabemos de concreto sobre suas idéias, mas parece que ele dizia que havia um só cometa, que reaparecia de tempos em tempos, e que ele era apenas um outro planeta — a cauda seria uma ilusão de ótica.

Os antigos comentadores afirmam que, nessas idéias, Hipócrates teve grande influência dos filósofos pitagóricos.


Referência:

Site: Grêcia Antiga
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...