segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cubo Mágico

O cubo mágico também é chamado de cubo de Rubik. Esse brinquedo é um famoso quebra-cabeça tridimensional internacionalmente reconhecido. Ele foi inventado no ano de 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik.

O Cubo de Rubik é um cubo geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3 x 3 x 3 a mais comum, composta por 54 faces e 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2 x 2 x 2, 4 x 4 x 4 e a 5 x 5 x 5.

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações. É possível atingir 43.252.003.274.489.856.000 (43 quintilhões) combinações diferentes.

Uma das divisões do Cubo Mágico são as camadas:

  •      Superior;
  •      Mediana;
  •      Inferior.

Outra forma de divisão são as faces. O objetivo do Cubo Mágico é montá-lo de forma que as suas faces tenham apenas peças da mesma cor.

O Cubo 
Rubik é composto de 26 pequenos cubos que formam as faces, além de um cubo interno que serve para manter a forma do cubo.

A divisão dos cubos é:

  •      8 cubos de canto (3 cores);
  •      12 cubos de borda lateral (2 cores);
  •      6 cubos centrais (1 cor).

Cada cubo central é fixo ao cubo interior, definindo a cor que a face possui. Originalmente as cores do Cubo Mágico são: Azul, Verde, Amarelo, Branco, Vermelho e Laranja. Sendo que as cores são opostas:

    Azul e Verde;
    Amarelo e Branco;
    Vermelho e Laranja.

Algumas variações do Cubo Mágico

Agora que você já sabe as informações básicas sobre o Cubo de Rubik pode começar a montar o seu, passo-a-passo.

Boa sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...