segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A caça - A Matemática na Pré-Histórica.

Durante a pré-história a sociedade era extremamente rígida.  Nesse período surgiram vários acontecimentos e com a existência dos PASTORES de ovelhas e a necessidades de controlar os rebanhos, pois precisavam saber se não faltavam ovelhas. Como os pastores poderiam saber, se alguma OVELHA se perdera ou, se outras se tinham juntado ao rebanho?
Alguns vestígios indicam que os pastores faziam o controle de seu rebanho usando CONJUNTOS de pedras: Ao soltar as ovelhas, o pastor separava uma PEDRA para cada animal que passava e guardava o monte de pedras.
Quando os animais voltavam, o pastor retirava do monte uma pedra para cada ovelha que passava. Assim, o homem resolveu os seus primeiros problemas de CÁLCULO usando a CORRESPONDÊNCIA um a um dando passos decisivos para o surgimento da noção de número.
Mas, provavelmente o HOMEM não usou somente pedras para fazer correspondência um a um. É muito provável que ele tenha utilizado qualquer coisa que estivesse bem à mão, pois, neste período houve também a elaboração de um processo rudimentar de CONTAGEM: ranhuras em OSSOS, marcas em galhos, DESENHOS em cavernas e pedras. 
Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de NÚMERO. E nos dias atuais existe um ramo na Matemática chamado cálculo, que em latim quer dizer CONTAS com pedras.

Encontre as palavras destacadas no texto.
 
Encontrou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...