sábado, 2 de janeiro de 2010

A caça - Matemática Grega II

Depois da derrota dos persas frente a Xerxes na batalha de Salamis, em 480 a.C., formou-se uma liga entre os gregos para preservar a liberdade nas cidades livres gregas das ilhas e da costa do mar Egeu. Desta liga, ATENAS logo se tornou a líder e legisladora. Os cidadãos de Atenas eram bem-sucedidos e desprendiam uma grande parte do tempo no lazer e cada cidadão era um político que exercia sua influência se fosse bem educado. Assim, surgiu uma demanda de PROFESSORES chamados SOFISTAS ”homens-sábios” e diferentes dos pitagóricos aceitavam ser pagos por suas aulas.
A geometria do CIRCULO inteiramente desprezada pelos pitagóricos foi tomada pelos sofistas e pratica mente todas as suas descobertas foram feitas em razão de suas inumeráveis tentativas na solução de três famosos problemas: A TRISSECÇÃO de um  ÂNGULO; A duplicação do CUBO, isto é, achar um cubo cujo volume é o dobro do de um cubo dado e a A QUADRATURA do circulo, isto é, achar um quadrado ou uma outra figura de lados retos, cuja área seja exatamente igual a um de um circulo dado.
HIPÓCRATES de Chios (cerca de 430 a.C.) foi um grande sofista que deu uma importante contribuição ao ”Problema Deliano” (duplicação do cubo) e tornou-se célebre pela descoberta da quadratura de certas LÚNULAS. O sofista ANTÍIFONO, um contemporâneo de Hipócrates, introduziu o processo de EXAUSTÃO com propósito de resolver o problema da quadratura.
O RIGOR nas demonstrações geométricas demandou a exclusão de concepções obscuras. Famosos são os argumentos contra a possibilidade de movimento propostos por ZENÃO de Elea, o grande dialético (inicio do quinto século a.C.). Nenhum dos textos de Zenão chegou até nós. Sabemos sua opinião através de seus críticos, PLATÃO, ARISTÓTELES e Simplício.
Embora o progresso em geometria nesse período esteja somente em Atenas, mesmo assim, a JÔNIA, a SICÍLIA, Abdera na Trácia, e Cirene produziram matemáticos que deram apreciáveis contribuições a ciência e um exemplo é DEMÓCRITO de Abdera (cerca de 400 − 370 a.C.). Ele era um geômetra de sucesso tendo escrito sobre retas INCOMENSURÁVEIS, sobre geometria, sobre números e perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...