segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ARQUITETURA

Há séculos a arquitetura encanta o mundo com suas criações. Se em outros tempos os profissionais da área se valiam unicamente da estética e plasticidade para realizar seu trabalho, o arquiteto moderno dispõe de todos os avanços tecnológicos oferecidos pela ciência para proporcionar à Arte condições de se expandir cada vez mais. 

Hoje, a arquitetura pode ser definida como arte e tecnologia, estética e plasticidade a serviço do homem e do seu bem-estar.  A tarefa do arquiteto é ampla e não está ligada somente aos detalhes externos das construções. A ordenação dos espaços interiores, o tipo de material utilizado, problemas relativos à temperatura e à iluminação dependem de seus conhecimentos para serem resolvidos. Assim, o arquiteto é também responsável pelo conforto, funcionalidade e higiene de uma construção, seja esta um museu, uma mansão, uma escola, seja um conjunto habitacional. 

As atividades profissionais do arquiteto estão relacionadas, a priori, com edificações, conjuntos arquitetônicos, arquitetura paisagística e de interiores, planejamento físico, local, urbano e regional. O profissionais moderno, no entanto, cria também logotipos para empresas e produtos, capas de livros, fachadas de lojas, estandes de exposição, entre outros, demonstrando, assim, o quanto pode ser diversificada a sua atividade. 

A matemática é essencial para que o arquiteto possa desenvolver o seu trabalho, e sem ela não seria possível a construção da mais simples casa ou mesmo de um pequeno jardim de inverno.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 2. S. Paulo: Atual, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...