segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Alberto da Saxônia

Alberto da Saxônia
Alberto da Saxônia (1316-390) 

A família de Alberto, os Ricmestorp, constituía-se de prósperos proprietários de terra. Ele estudou na Universidade de Paris e ganhou fama como professor da faculdade de artes dessa mesma universidade. A obra de Alberto, composta durante os anos em que ele lecionou em Paris, consistia principalmente de livros de problemas e questões sobre os tratados de Aristóteles e alguns sobre lógica e outras questões matemáticas.

Ele escreveu sobre a quadratura do círculo e sobre outros problemas geométricos. Também publicou livros de física e de mecânica, sendo que o Tractatus proportionum tornou-se o mais popular e famoso.

Em Paris, conheceu o matemático Oresme, com quem trabalhou. Também dedicou-se aos negócios relacionados à Igreja durante o papado de Urbano V, sendo posteriormente designado bispo, o que fez com que sua carreira como matemático tivesse fim.        

Principal obra: 

Tractatus proportionum


Referência:

Site: Guia para a história do cálculo (complemento dos texto da 10ª edição do livro de Cálculo do Thomas)
Site: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...