segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


A administração e, antes de tudo, planejamento, organização e controle. Logo, habilidade com números, espírito de liderança, capacidade de argumentação são atributos indispensáveis ao administrador. 

Nos dias de hoje, um número cada vez maior de empresas privadas e publicas tem contratado profissionais dessa área, pois da atuação destes depende a produtividade e a competitividade nos empreendimentos, o capital investido e o próprio progresso econômico e social. Diante das exigências do mercado, da irreversível globalização da economia, do crescimento das atividades baseadas em alta tecnologia, o papel do administrador vem se tornando imprescindível. 

O administrador pode atuar em cargo executivo, como empreendedor, como instrutor de programas de desenvolvimento gerencial e pesquisador. Na prática, ele elabora e aplica políticas econômicas, administrativas, implementa novos programas de ação, prepara planos de ação, prepara orçamentos para projetos e laudos, planeja e controla pesquisas, desde a montagem até o tratamento estatístico. Pode, ainda, analisar a estrutura de um organização, classificar cargos do pessoal e verificar sua adequação à estrutura a ao porte da empresa. 

A matemática constitui um instrumento de trabalho fundamental para os profissionais da área. O administrador precisa de um amplo domínio da matemática para ser bem sucedido em seu trabalho, que depende, em grande parte, da exatidão dos números.

Referência:

Machado, Antônio dos Santos. Matemática na escola do 2º grau - Vol 1. S. Paulo: Atual, 1996

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...