quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

RAIO DO DIÂMETRO

 Que raio é que o raio tem
que o vejo tão maldisposto
a remoer com desgosto
o tamanho desmedido
e o ar tão convencido
que o grande diâmetro tem?

 
Pergunta, quase chorando
por que é que eu sou só metade
e ele o dobro de mim?
Por que é que não é ao contrário
e foi decidido assim?


 Que injustiça, eu não escolhi
ser do diâmetro fracção:
um meio apenas, um meio
metadinha a quem ninguém
presta qualquer atenção!

 
Só o dobro de um de nós
tem tamanho que chegue
para tanta presunção!


   Eu acho que estão enganados
e não perceberam bem:
mais valem dois raios juntos
almas gémeas abraçadas
que um pobre solitário

 
Sem ninguém com quem falar.
E não sentiriam inveja
se à noite pudessem ouvir
com insónia e solidão
o diâmetro a chorar...

 Estão todos loucos ou quê?
Não é tudo a mesma coisa?
Um diâmetro
ou dois raios
juntos e alinhados
choram, refilam, porquê?


Teresa Martinho Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...