segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Símbolo de Adição "+"

O sinal de adição "+" utilizado atualmente têm sua história, e nesta encontramos evolução, invenções, imposições e aceitações.

O emprego regular do sinal aditivo "+" ( mais ) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d’Eger publicada em Leipzig em 1489. Entretanto, representavam não à adição ou números positivos, mas aos excessos em problemas de negócio.

Entretanto, os antigos matemáticos gregos, como se observa na obra de Diofanto, limitavam-se a indicar a adição juntapondo as parcelas (sistema que ainda hoje adotamos quando queremos indicar a soma de um número inteiro com uma fração). Como sinal de operação mais usavam os algebristas italianos a letra p, inicial da palavra latina plus. Com a velocidade da escrita foi derivando em duas linhas cruzadas que terminaram convertendo no sinal "+" que usamos hoje em dia.

Por outro lado, segundo Venturi, o primeiro a empregar o símbolo de + para a adição em expressões aritméticas e algébricas foi o holandês V. Hoecke em 1514. Há historiadores, porém, que creditam tal mérito a Stifel (1486-1567). Uma explicação razoável é que até então, a adição de dois números, por exemplo 3 + 2 era representada por 3 et 2. Com o passar dos anos, a conjunção latina et (que significa e) foi sincopada para “t”, donde se originou o sinal de +.



Referência:

Site: Só Matemática
Site: Metamorfose Digital
Venturi, Jacir J. Álgebra Vetorial e Geometria Analítica. 9º ed. Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Questão 178 da prova azul do segundo dia do Enem 2020

(Enem 2020) Suponha que uma equipe de corrida de automóveis disponha de cinco tipos de pneu (I, II, III, IV, V), em que o fator de eficiênc...